AVALIAÇÃO E ENSINO DE PRODUÇÃO ESCRITA (2025)
AVALIAÇÃO E ENSINO DE PRODUÇÃO ESCRITA: AS VOZES QUE CONSTITUEM AS PRÁTICAS METODOLÓGICAS DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS NO ENSINO MÉDIO 1ª EDIÇÃO. VOLUME 01.
Os professores Sebastião Carlúcio Alves Filho (UFJ) e Silvio Ribeiro da Silva (UFJ) são autores desta obra, que traz uma investigação sobre como os professores de Língua Portuguesa representam a avaliação da aprendizagem nas aulas de produção textual, focando nas interações linguísticas em sala de aula, e não nos instrumentos avaliativos. Com base no Interacionismo Sócio-discursivo, considera a avaliação como uma ação de linguagem, acontecendo na relação entre professor e aluno. O estudo analisa influências prévias sobre as práticas docentes, como documentos oficiais, critérios do ENEM, livros didáticos e orientações acadêmicas. Foram observadas e gravadas aulas de um professor do 3º ano do Ensino Médio, além de uma entrevista com ele. As análises evidenciam que, embora haja diretrizes que valorizem práticas avaliativas formativas e contextualizadas, ainda predominam abordagens classificatórias influenciadas, principalmente, pelo modelo do ENEM — que contraria, em certa medida, os próprios documentos oficiais.
O livro pode ser acessado gratuitamente aqui: https://www.amplamentecursos.com/_files/ugd/b9c3ab_0a2048412c444f59b9eacc1860fa8fb6.pdf