Reflexões acerca da influência exercida pela (não) avaliação do PNLD sobre as atividades de leitura dos materiais didáticos de Língua Portuguesa
De autoria dos professores Sebastião Carlúcio Alves Filho (UFJ) e Sílvio Ribeiro da Silva (UFJ), o livro aborda a influência da (não) avaliação do PNLD/2012 sobre os livros didáticos de português utilizados em escolas públicas e privadas. Considerando que muitos alunos têm contato com a leitura apenas por meio desses materiais, a autora busca compreender como a avaliação (ou sua ausência) afeta o conteúdo que chega aos estudantes. Com base na Linguística Aplicada, foram analisadas concepções de linguagem, leitura e avaliação presentes nos materiais. A pesquisa conclui que o PNLD/2012 exerce pouca ou nenhuma influência efetiva sobre os conteúdos dos livros didáticos, mesmo nos avaliados, os quais se limitam a propor atividades mínimas de leitura baseadas em visões reducionistas de linguagem, leitura e avaliação.
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