Ensino de Pronúncia e Formação Docente (2025)

Organizado pela professora Amanda Post da Silveira (UFJ) e colegas, Cristiane Conceição Silva (UFSC) e Felipe Flores Kupske (UFRGS), o livro busca expor, discutir e analisar temas variados referentes à formação inicial e continuada de professores de línguas não nativas, especificamente quanto ao aprendizado e ao ensino de pronúncia. Os debates trazidos pelos capítulos do volume são importantes pela raridade de se abordar assuntos referentes à formação profissional quanto ao ensino de pronúncia e pelas lacunas em relação ao tópico deixadas pela formação docente. Os trabalhos que compõem o volume são resultados da experiência e reflexão de professores formadores experientes no ensino de fonética e fonologia de línguas nativas e não nativas, bem como de jovens pesquisadores em formação. Com a contribuição de quinze professores e pesquisadores de dez universidades brasileiras, o livro apresenta dezoito capítulos que discutem a formação inicial e continuada de educadores, com versões em português, inglês e espanhol para ampliar o alcance do debate. Assim, a obra visa promover uma reflexão crítica sobre a relevância do ensino de pronúncia no contexto educacional e suas implicações para a inteligibilidade e a compreensibilidade.

O livro está disponível gratuitamente em: https://editora.abralin.org/publicacoes/ensino-de-pronuncia-e-formacao-docente/