TEMAS DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – 2023

Profª. Amanda Post da Silveira

Áreas de orientação:

• Ensino de pronúncia e formação de professores de língua inglesa;
  • Linguística Aplicada Crítica; Ensino descolonizado de língua inglesa;
  • Ensino de língua inglesa pós-ensino remoto emergencial;
  • Bilinguismo;
  • Aquisição de Línguas Adicionais;
  • Fonética e Fonologia de L2;
  • Psicolinguística da fala (multi)(bi)língue.

E-mail: amanda.silveira@ufj.edu.br

Prof. Márcio Issamu Yamamoto

Áreas de orientação:

• Linguística Histórica e Tradução -  cartas de Diomar Menezes (português e inglês);
  • Linguística de Corpus aplicada às Ciências do Léxico;
  • Terminologia e Terminografia em séries televisivas e em obras literárias;
  • Terminologia e Terminografia aplicadas às áreas do Conhecimento (Multidisciplinar, Terminologia bilíngue);

E-mail: marcioiy@ufj.edu.br

Profª. Natasha Vicente da Silveira Costa

Área de orientação:

• Artes produzidas em contextos anglófonos ou que se relacionam de alguma forma com a língua inglesa. Com isso quero dizer: podemos estudar poesia, conto, novela, romance, teatro, cinema, música e pintura (dentre outras formas artísticas que imaginarem) produzida em países que falam a língua inglesa, tais como Inglaterra, Escócia, Estados Unidos, Austrália, Canadá, África do Sul, Nova Zelândia, etc. ou que tem alguma relação com o inglês.

E-mail: natashavsc@ufj.edu.br

Profª. Tatiana Diello Borges

Área de orientação:

• Construto crenças na área de ensino/aprendizagem de línguas: crenças sobre escrita, leitura, leitura de textos literários, cultura, produção oral (speaking), compreensão oral (listening), bom professor, bom aluno, vocabulário, gramática, tecnologia, motivação, tradução, avaliação, correção de erros, uso do lúdico em sala de aula, entre outros - Levantamento Bibliográfico.

E-mail: tatiana_diello@ufj.edu.br